O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Veja quais os cuidados com fogos de artifício nas festas de final do ano

 Responsáveis por espetáculos nos céus, os fogos de artifício são uma ameaça para os espectadores e para quem os utiliza. Acidentes que levam à amputação, queimaduras de todos os graus e até a morte já foram registrados nas festividades de final de ano.

Os espetáculos pirotécnicos deverão ser planejados e acompanhados por profissional devidamente capacitado (responsável técnico ou blaster), sendo atribuída a este a responsabilidade pelo evento.

De acordo com a Engenheira de Segurança e diretora da AGNI Engenharia e Projetos, Patrícia Suede, “Nesse período, as festas em áreas abertas ou fechadas que desejam fazer espetáculos pirotécnicos devem estar atentos a legislação, pois a realização de espetáculos pirotécnicos com utilização de fogos de artifício, pirotécnicos, artifícios pirotécnicos e artefatos são regulados pelo Exército brasileiro e deverão atender ao REG/T 03 – Espetáculos Pirotécnicos, bem como às prescrições da Instrução Técnica-30 do Corpo de Bombeiros da Bahia. Os fogos de artifício devem atender às prescrições estabelecidas no REG/T 02 e o evento precisa se regularizar junto ao corpo de bombeiros”.

Se for participar de um evento no qual será realizado show pirotécnico, fique atento se o mesmo foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros observando se há no local o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros; é esse documento que comprova que o evento atendeu todas as normas de segurança e que foi vistoriado e aprovado para sua realização.

Confira algumas dicas para soltar fogos de artifício com segurança:

1.         Antes de usar um produto, leia cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e tenha cuidado ao segurar os fogos.
2.         Sempre use fogos em locais abertos; nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências;
3.         Sempre armazene fogos em local frio e seco;
4.         Não desmonte os fogos e nunca tente reutilizar aqueles que tenham falhado;
5.         Nunca atire fogos na direção de outras pessoas;
6.         Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício;
 
SOBRE A AGNI

A AGNI ENGENHARIA é uma empresa com foco na área de Prevenção e Combate a Incêndio. Seu nome surgiu em referência a esse fenômeno tão poderoso que é o fogo. A palavra tem origem no Sânscrito.  Criada em 2018, a AGNI é formada por profissionais que já trabalham na área há 15 anos. Temos também Engenheiros Agrimensores e Engenheiros Eletricistas, o que nos permite atuação em outras áreas como: Consultoria na área de Engenharia de Segurança, Consultoria na área de Agrimensura, Treinamentos NR 10, NR35, NR 30, Levantamentos Planimétricos, Levantamento Altimétricos, Levantamentos Planialtimétricos, Georreferenciamento e Geoprocessamento e Projeto de Loteamento.
 

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *