O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Primeiro Encontro Literário de Autores LGBTQIAP+ de Salvador acontece em 25 de março pela internet

Deko Lipe _ Crédito Rafaela Araújo
Deko Lipe _ Crédito Rafaela Araújo
Deko Lipe _ Crédito Rafaela Araújo

Gratuito, o evento abordará o universo dos livros com debates, bate-papos sobre editorias, contos, poesia, fantasia e outros temas correlatados

Promover falas já potencializadas, naturalizar, impulsionar e proporcionar produções diversas no mercado literário local. Esse é um dos objetivos do I Encontro Literário de Autores LGBTQIAP+ de Salvador que acontece no dia 25 de março de 2022, às 19h, ao vivo pela página do site Primeira Orelha e pelo YouTube do Primeira Orelha e Passos Entre Linhas. De forma criativa e leve, o evento tem por finalidade catalogar pessoas da área da literatura, principalmente as LGBTQIAP+ e com isso, ecoar vozes que são distanciadas do universo literário, trazendo desta forma, a diversidade e novidades do que é produzido atualmente na cidade de Salvador.

O evento vai apresentar uma programação com falas diversas de importantes autores que estão produzindo e publicando conteúdo local. Entre eles, estão Deko Lipe que está à frente do encontro como idealizador e realizador e Lorena Ribeiro, co-criadora do Primeiro Encontro Literário LGBTQIAP+ de Salvador. Eles estarão na mediação com os participantes e irão conduzir os bate-papos das 19h e das 20h30, respectivamente.

De acordo com Deko Lipe, enxergar-se pertencente em narrativas é mais que necessário. Ele pontua também a importância de fazer parte do evento. “Pensando em dar luz às nossas vozes, sinto-me privilegiado em poder ser realizador deste encontro. Poder perceber que não estou sozinho e que tem tanta gente talentosa produzindo e publicando, que ainda não tem a notoriedade merecida e essa é a principal indignação que nos move para que deixemos de ser resistência para sermos existência. Que seja o primeiro de muitos outros”, pontua. Para Lorena Ribeiro, ter um evento produzido e protagonizado por pessoas LGBTQIAP+ de Salvador é muito importante para visibilizar ainda mais dentro da comunidade e mostrar o quanto esses artistas são diverses. “Há muito mais gente da capital baiana que produz artes belíssimas, e eu já penso nas próximas edições, para poder abraçar boa parte dessa galera”, ressalta Lorena.

Programação

Com dois painéis de bate-papos, os convidados irão dialogar cada um apresentando seu ponto de vista sobre os diversos temas que serão apresentados. No primeiro bloco, às 19h, o debate será em torno do universo do Conto, da Poesia, do Infantil, da Fantasia e do Sci-fi. Neste primeiro momento, o encontro contará com a participação de Wanderson Razoni, Esteban Rodrigues, Quezia Silveira, Mariana Madelinn e Lira Queiroz. Já no segundo momento, que acontecerá às 20h30, serão apresentados os temas do Editorial, Não- Ficção, Dramaturgia, Acadêmico e Romance com Cristiane Schwinden, Carol Magalhães, Luciany Aparecida, Bruno Santana e Valdeck Almeida.

Para conhecer mais de cada um dos convidados, além de todo conteúdo do evento, está sendo disponibilizado um e-book gratuito na página do Primeira Orelha.

Mediadores

Deko Lipe – é soteropolitano, publicitário, bacharel em artes, ator, criador de conteúdo literário no Primeira Orelha – espaço voltado à literatura infantil – e também é escritor e organizou com outros influencers, o evento “Leio com Orgulho”, em 2019. Foi um dos organizadores do FliCadê – Festival Online de Literatura LGBTQIAP+ e já participou de outros eventos importantes da literatura. Também é autor de “Meus Pais e Eu” e participa das coletâneas “Vozes Nordestinas”, “O Nordeste em Cores”, “Gordes” e “Vejo Cores em Você”.

Lorena Ribeiro – Lorena Ribeiro é soteropolitana, doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, escritora e idealizadora do projeto Passos entre Linhas. Tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana”, além de contos em diversas antologias.

O evento terá tradução em libras com os intérpretes Beatriz Lopes e Lucas Sol e conta com a identidade visual de Felipe Brito.

Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço

O quê: Primeiro Encontro de Autores LGBTQIAP+ de Salvador

Quando: 25 de março de 2022, às 19h

Onde: Transmitido ao vivo e online pela página do site Primeira Orelha no endereço: https:/www.primeiraorelha.com.br/ e também pelo YouTube do Primeira Orelha e do Passos Entre Linhas.

Quanto: Gratuito

Classificação: Livre

Mais Informações:

contato@primeiraorelha.com.br

Fabio Almeida

Tenho 38 anos, nascido em Salvador/Ba, um soteropolitano nato. Jornalista de profissão sigo o compromisso e responsabilidade com a verdade e apuração dos fatos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *