O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Preparo emocional e revisão do conteúdo podem ajudar na hora do ENEM. Confira as dicas!


Villa Global Education preparou aulão para este momento pré-exame e pedagogos dão dicas para equilibrar rotina e acalmar os alunos

Chegou o momento mais decisivo para os jovens estudantes em tempos de reintegração pós-pandemia. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece este mês e em um momento de retomada histórica para o mundo. O Enem será aplicado em dois finais de semana distintos: nos dias 21 e 28 de novembro.

Os estudantes vão encarar a prova, considerada porta de entrada para o ensino superior, em meio a um ano confuso e cheio de mudanças, o que reforça o clima de instabilidade emocional do estudante. Como estará o emocional desses alunos para a prova, em um ano tão diferente? Como preparar o coração e a cabeça para este momento que pode definir seus futuros? O que é recomendável para este período de prova?
Segundo a equipe de acompanhamento psicopedagógico do Villa Global Education, o momento deve ser de reforço da base emocional desses estudantes. Não dá mais para absorver novos conteúdos. Para dar maior segurança e leveza aos alunos, o Villa realizará dois aulões no Teatro da Cidade, Campus Villa Paralela, nos dias 18 e 25 de novembro, das 14h às 17h. Cada aluno poderá levar dois convidados, e todos devem contribuir com doação de alimentos para ação social.
“Os aulões são uma oportunidade de reforçar dicas certeiras para a prova, mas também servem para descontrair a tensão típica dos alunos neste momento, e criar autoconfiança no estudante”, explica, a professora Selma Brito, diretora de do Campus Villa Paralela.
Selma destaca a importância de controlar a ansiedade. “Agora é hora de relembrar o que foi estudado e organizado. O aluno deve aproveitar o conhecimento e acreditar que está preparado”, explica a diretora.
Segundo a pedagoga, a rotina na escola é de revisão do conteúdo, mas de uma forma leve e descontraída. “Não adianta perder noite estudando, nem se estressar”, lembra Selma. “O momento é de focar na preparação emocional”, destaca.
Relax é fundamental
Para além dos estudos, o aluno que passará pelo Enem deve manter uma rotina de atividades paralelas, que reforce a sua base emocional. Uma alimentação saudável, sono satisfatório, atividades físicas e lúdicas ajudam os alunos neste momento de preparação para a prova.
“Deve-se evitar conflitos e desgastes desnecessários. Este é um momento em que as boas relações e momentos mais leves devem ser priorizados”, explica Joice Lemos, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Villa Litoral Norte.
Meditação, técnicas de respiração e o contato com a natureza podem ajudar a relaxar. “Nós sabemos o quanto nossa frequência de respiração é potente para o equilíbrio emocional. Principalmente para tirar a gente das reações intempestivas. Para sairmos da reatividade”, explica a pedagoga.
Segundo ela, usar técnicas de respiração ou ioga, associado a uma boa alimentação e à prática de exercícios físicos, podem reforçar o lado racional do estudante, e ajudá-lo a diminuir a ansiedade e o medo.
Dicas de última hora
Às vésperas da prova, é natural que a tensão tome conta do estudante. Neste momento, a família e os amigos exercem um papel fundamental. Preparar o ambiente pode ajudar bastante. “Dormir cedo, preparar os materiais que serão usados e até a roupa que vestirá no dia da prova, se alimentar corretamente, ajuda a manter a confiança”, ressalta a pedagoga.
Além dessas dicas, a especialista recomenda ainda acordar cedo no dia anterior, sem pressa, fazer um exercício de relaxamento, ouvir uma boa música durante o percurso onde será aplicada a avaliação e o principal: evitar estudar nos dias da prova. Segundo ela, essas pequenas ações criam um ambiente de estabilidade e equilíbrio no estudante.

Compromisso Social
Neste clima de preparação para o Enem, os estudantes que participarem do aulão do Villa nos dias 18 e 25 de novembro, das 14h às 17h, no Teatro da Cidade – Paralela, serão convocados para um compromisso social.
Para participar do aulão, os estudantes podem levar dois convidados, e cada pessoa deve doar 1 kg de alimento não perecível no ato da inscrição. Todas as doações serão destinadas a uma instituição social atendida pelo Villa.

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *