O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Exclusivo: Vice – Governador do Distrito Federal faz um balanço dos 4 anos de governo e revela suas perspectivas para as eleições  

Exclusivo: Vice – Governador do Distrito Federal faz um balanço dos 4 anos de governo e revela suas perspectivas para as eleições

Exclusivo: Vice – Governador do Distrito Federal faz um balanço dos 4 anos de governo e revela suas perspectivas para as eleições
Imagem: divulgação

  Marcus Vinicius Britto de Albuquerque Dias, mais conhecido como Paco Britto é natural do Rio de janeiro, é empresário, político filiado ao Avante, e é o atual Vice – Governador do Distrito Federal.

   Em meio a um ano eleitoral, marcado por grandes embates, polarização e com um aumento significativo do número de desempregados, que eu entrevistei com exclusividade, o Vice – Governador do Distrito Federal, Paco Britto. Na oportunidade o Vice – Governador faz um balanço dos quatro anos de governo, fala sobre polarização, projetos, reeleição dentre outros assuntos.  

Quais foram os principais projetos do governo Ibaneis rocha em Brasília nos últimos quatro anos?  Como tem sido a importância da parceria do senhor nesse sentido?

R: O governo Ibaneis rocha e Paco Britto recuperou a autoestima dos brasilienses, ao resgatar o distrito federal de outrora, com a realização de grandes obras e de importantes ações sociais. Esse é o grande legado desta gestão.

  – Durante a pandemia, foram 50 mil empregos nas construtoras, que recebiam em dia.

   – Além disso, o servidor público do distrito federal também recebeu 100% em dia, sem atrasos e demissões. Incluindo o pagamento da terceira parcela relativa ao aumento prometido por gestões anteriores, que não foi cumprida, e que vem se arrastando desde 2013.

 – Na parte social, podemos citar o cartão prato cheio, o vale gás e o material escolar, como exemplos, bem como os restaurantes comunitários, cujas refeições são servidas com valores acessíveis à população em situação de vulnerabilidade social, sendo o almoço a R$ 1,00 e o café da manhã, a R$ 0,50.

 – A partir do dia 14 deste mês, serão entregues às famílias mais vulneráveis lotes urbanizados.

  – Também devo falar sobre a segurança pública. Aqui temos a melhor força policial do país. É notória a diminuição na taxa de criminalidade no Distrito Federal. Em fevereiro deste ano, por exemplo, houve o menor índice de crimes violentos letais intencionais em 23 anos.

 – Em relação às obras, temos o túnel de Taguatinga, uma das maiores obras do Brasil, beneficiando cerca de 700 mil veículos.

  – O governo terminou o complexo Joaquim Roriz, na saída norte. Foram recuperados e construídos inúmeros viadutos, na saída norte, noroeste, setor gráfico e no recanto das emas, onde estava há anos parado.

  – O governo desta gestão tem noção sobre a realidade da população, ao mesclar obras com o social, visando atender a real necessidade dos mais necessitados.

  – A maior realização nossa é a satisfação das pessoas, resgatando a autoestima e o querer bem de Brasília. Isso me enriquece e me dá força para sempre querer voltar ao Distrito Federal, com sorriso no rosto.

  – Em relação à relação Ibaneis Rocha e Paco Britto, desde o início, é franca e sincera. O governador dá total liberdade. Nunca tivemos discussões; colocamos o problema na mesa e o resolvemos.

 – Nosso tratamento é respeitoso. Além disso, eu sei o que é ser vice-governador: auxiliar e substituir o governador. Sigo a linha dele. Aliás, todos têm que trabalhar na linha do nosso maestro, o governador Ibaneis rocha.

Para saber mais sobre o entrevistado. Acesse aqui.

Qual a análise que o senhor faz acerca da polarização política entre os principais poderes do país?

   R: Nossa relação com o tribunal de justiça, câmara legislativa e tribunal de contas está alinhado e trabalha bem. Não existe polarização.

Qual a sua avaliação sobre a atuação do governo Bolsonaro?

 R: Um presidente da república bem intencionado e que está fazendo o melhor depois dessa crise pandêmica. Mas que em minha opinião, é um patriota querendo o melhor para o nosso brasil.

O senhor tem encabeçado o projeto “maio amarelo”. Qual a relevância e como tem sido tocado o projeto em Brasília?

   R: No último dia 3 de maio, o departamento de trânsito do distrito federal abriu oficialmente na capital federal as ações do maio amarelo.

  – Estamos na nona edição de uma campanha multissetorial, que visa chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes de trânsito com vítimas em todo o mundo.

  – O tema deste ano é “Junto Salvamos Vidas”, e engloba diversas atividades educativas.

  – Além disso, serão reforçadas as obras do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) que envolvem acessibilidade e iluminação das faixas de pedestres.  

 – A conscientização de crianças, jovens e adultos é o pilar de uma sociedade cada vez mais prudente no trânsito. Depende de cada um de nós a contínua redução do índice de acidentes que ainda ceifam a vida de cerca de 30 mil pessoas por ano no nosso país.

  – No último dia 03/05, foi celebrado, o dia da “liberdade de imprensa”.  Como o senhor avalia a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão no Brasil de hoje?

R: Feliz do país onde há liberdade de imprensa. Isso é inquestionável!

– A liberdade de expressão é um dos sustentáculos da democracia. E claro, devendo sempre prevalecer à verdade e o bom senso.

Quais as suas perspectivas para as eleições?

R: Em relação ao meu partido, avante, foi o que mais cresceu, proporcionalmente.

 – A sigla sai do pleito eleitoral de 2018 como uma das 21 siglas que atingiram a chamada cláusula de barreira. Neste ano, devemos repetir o feito. Estamos com representatividade partidária e com tempo na televisão.

 – Temos uma chapa bem competitiva e provavelmente faremos dois distritais novamente.

 – A sigla também está à frente de grandes partidos. Lembrando que temos o pré-candidato à presidência, deputado federal, de minas gerais, André Janones.

O que o senhor pensa sobre as novas regras políticas?

  R: As novas regras trouxeram grandes desafios para os partidos e os candidatos, mas acredito que são importantes para a democracia e para mais representatividade.

Quais as suas considerações finais?

  R: Primeiramente agradecer a oportunidade do João Costa e gostaria de falar para o meu distrito federal: sigam tendo fé em dias melhores que deste lado, Ibaneis rocha e paco Britto, trabalham para um Distrito Federal mais justo e digno para todos.

 – O nosso empenho tem sido para resgatarmos a capital da esperança e a cidade sonho de Dom Bosco.

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *